JUSTIFICATIVA
É de
conhecimento únivoco que não é todo mundo que gosta de ler, mesmo
sabendo que a leitura é um riquíssimo instrumento para se ter uma
visão mais ampla, mais crítica acerca dos problemas sociais,
mundiais e ainda se manter informado das atualidades. Também é fato
que nossas crianças estão usando algumas tecnologias de forma
errada, tais como, computadores e Televisão. Tem ainda a falta de
incentivo à leitura por parte das famílias. Assim, com todas essas
problemáticas envolvendo a falta da leitura é possível perceber o
quanto o bom hábito da leitura faz falta na escola, pois os alunos
apresentam inúmeras dificuldades de vocabulário, dificuldades de
compreensão, erros ortográficos e consequentemente as produções
sem criatividade.
Os
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Portuguesa
afirmam que a leitura é a porta de entrada para o acesso a outras
formas de conhecimento. “Uma prática intensa de leitura na escola
é, sobretudo, necessária, porque ler ensina a ler e a escrever.”
(p. 65).
Ferreiro
acrescenta “A presença da escrita na tela do computador é hoje um
fato universal. A tecnologia da informação e da comunicação está
trazendo mudanças importantes não apenas no mercado de trabalho,
mas também nas práticas de leitura e escrita.” (FERREIRO, 2008).
Logo,
percebendo a necessidade do hábito da leitura nos alunos do 3º ano
do Ensino Fundamental elaborou-se esse Projeto de Leitura com o uso
das mídias que estão disponíveis na Escola Municipal Manoel
Martins e para isto utilizaremos a Sala de Tecnologia da escola em
questão.
LEITURA EM SALA DE AULA
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