Projeto:Conhecendo o Caminho da Leitura

Público-alvo


Alunos matriculados na Escola Municipal Manoel Martins, do 4º e 5º ano do ensino fundamental.



Justificativa


As dificuldades dos alunos em interpretar e compreender textos apontam para a necessidade de um trabalho específico nesta área, que garanta o desenvolvimento da habilidade de ler, interpretar, expressar-se na escrita e oralmente.
O domínio da língua oral e escrita é importante para a participação social, pois é a partir dele que o ser humano adquire e aprimora o conhecimento.
A utilização da tecnologia (computador), pelo fascínio e curiosidade que ele causa nos alunos como recurso no domínio da leitura e escrita.


Objetivos Gerais


Promover o gosto pela leitura,
Sentir prazer com a leitura a partir deste trabalho;
Ler com mais fluência, e assim interpretar melhor, prestar atenção no interior do texto;
Adquirir a técnica da leitura;
Ampliar o vocabulário, saber perguntar, responder com base sólida, estar sempre a par dos acontecimentos.



Objetivos Específicos


Formar alunos-multiplicadores de leituras;
Estimular a leitura por prazer, por meio de atividades lúdicas;
Desenvolver estratégias de leitura/produção de textos e hipertextos;
Oferecer subsídios na leitura de diferentes textos ampliados para leitura em grupo, Fomentar o gosto pela leitura, em educadores e alunos, implementando práticas leitoras ricas e diversificadas em todas as áreas do conhecimento;
Sensibilizar, difundir e favorecer a leitura nos espaços pedagógicos e comunitários, permitindo que a linguagem seja um fator interativo, ampliando o repertório dos que lêem e constroem a sua própria história cidadã;
Propiciar a formação de educadores, alunos leitores e produtores de textos nas diversas áreas do conhecimento;
Oportunizar aos sujeitos leitores, a possibilidade de repensar o real, pela compreensão mais aprofundada dos aspectos que o compõem, através das várias oportunidades de leitura;
Estimular o gosto pela leitura vivenciando emoções, fantasias e imaginação, compreendendo que se escreve para que alguém leia;
Desenvolver as capacidades das habilidades lingüísticas: falar, escutar, ler e escrever;
Incentivar os educando a participar dos concursos de leitura e redação promovidos pelas entidades educativas;




Metodologia e estratégia de ação.


Para que se possa formar leitores e escritores competentes é necessário um trabalho sistemático, planejado, com materiais de leitura diversificados e atrativos. Alguns procedimentos são indispensáveis para que possamos mobilizar internamente os alunos, fazendo-os descobrir que tanto a leitura, quanto a escrita são importantes, e quanto mais domínio tiverem sobre elas, mais autonomia terão para adquirir informações, estudar, divertir-se e aprender:
Realizar o trabalho com alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental, separados por turma alunos, um encontro semanal com uma hora de duração para cada turma, e mais uma hora reservada para o planejamento;
Trabalhar com textos divertidos, relaxantes sem a cobrança habitual da sala de aula;
Organizar leitura de textos e trabalhar com questões interpretativas do texto e abrir debates e seminários que ajudem a compreender melhor o texto.
Utilizar a tecnologia como atrativo positivo de ferramenta no aprendizado do aluno e nas descobertas do mundo da leitura.

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